quarta-feira, 21 de maio de 2008

TOCA Race Driver passa por uma reformulação e transforma-se em Race Driver: GRID.

O produtor Alex Grimley, responsável pelo novo jogo de corrida Race Driver: GRID, explica algumas novidades do título e como ele expande a franquia TOCA levando-a aos consoles de ultima geração.

Primeiramente a equipe da Codemasters — mesma empresa responsável pela série Colin McRae Rally — assumiu o principio de que a corrida, a emoção de pilotar deve estar acima da máquina, portanto não espera um show de carros, mas sim uma experiência de pilotagem singular.

Trocando as marchas

GRID apresenta algumas novidades à série TOCA Touring Car Championship,
uma das mais interessantes é a diversidade de estilos e localidades. As corridas vão acontecer em regiões do Japão, Europa e Estados Unidos e se os cenários não forem exóticos e diferentes o suficiente você ainda terá outro fator de distinção, o estilo de cada localidade.

Isso mesmo, os desenvolvedores da Codemasters levaram em consideração alguns fatores culturais para a elaboração das pistas e do estilo de corrida desenvolvida em cada lugar. Por exemplo: eventos disputados no Japão favorecem veículos altamente modificados (tunados) em corridas por ladeiras nas quais o drift é a manobra predominante. Já nas disputas pela Europa, brilham a tradição e extravagância dos circuitos fechados como às 24 horas de
Le Mans, enquanto nos Estados Unidos, as máquinas rugem alto em pistas de rua, pelas cidades estadunidenses. Um grande salto de qualidade e inovação para a equipe acostumada a jogos da série Colin McRae.

Pelo prazer de dirigir

Para manter o foco do jogo na pilotagem e nas corridas não haverá praticamente nenhuma opção de personalização dos veículos. Todo o veículo disponível já vem devidamente ajustados para o evento dos Mustangs até as BMWs. Portanto você poderá construir um enorme garagem, com várias máquinas possantes, mas não poderá substituir uma peça sequer.

A personalização irá se resumir a escolha de uma insígnia, adesivos do patrocinador e as cores da sua equipe. A exclusão de um modo de personalização mais profundo é uma atitude interessante e audaz da equipe. Entretanto para que ela realmente tenha o efeito desejado a jogabilidade deverá ser muito recompensadora.Acelerando para vitória!

ABC do volante

Em cada uma das três regiões, você começará com um piloto novato procurando por uma equipe. Apesar do conceito de que um piloto possa alcançar o nível profissional na Europa e mesmo assim ter que começar como amador no Japão parecer um tanto ingênuo, é obvio que tal contradição acontece apenas em prol do sistema de avanço do jogo. Conforme você acumule corridas e vitórias, você receberá dinheiro que por sua vez poderá ser utilizado para adquirir novos carros, mais adaptados para as diferentes pistas dos torneiros.

Conforme você dispute as corridas da temporada, a sua transição entre Novato e veterano deve ocorrer de forma fluida e sem grandes tropeços. GRID acompanha uma série de pistas, algumas reais devidamente licenciadas e outras fictícias criadas apenas para o jogo, acessando as corridas conforme elas vão aparecendo no decorrer da temporada.

Os 24 minutos de Le Mans

Outro aspecto interessante de Race Driver: GRID é a presença de um dos eventos esportivos mais importantes do mundo automobilístico. A inclusão das 24 horas de Le Mans — corrida que já deu origem a filmes hollywoodianos — se dá de uma forma singular, trata-se de uma corrida com 24 minutos de duração. Isso mesmo, aproveitando-se da maratona automobilística de Le Mans o jogo recria a exaustiva experiência dos pilotos convertendo as horas em minutos.

Além do longo modo singleplayer o jogo também contará com opções de jogo multiplayer. Com suporte para até doze jogadores simultâneos, competindo diretamente por cada centímetro da pista. Todos os carros e pistas estarão disponíveis para as partidas online, posição que reforça a idéia da equipe de privilegiar a pilotagem e a habilidade dos motoristas.

Tendo em mente que os responsáveis por GRID são os mesmo desenvolvedores de um dos melhores títulos recentes do gênero, DiRT, certamente GRID será, no mínimo, uma bela adição ao elenco de jogos de corrida.

Nenhum comentário: