quinta-feira, 22 de maio de 2008

Encare um campo de batalha ao lado de má companhia em Battlefield: Bad Company

A franquia Battlefiled nasceu em 2002, desde o seu surgimento já se passaram seis título, outros seis pacotes de expansão, alguns anos e várias plataformas. Desenvolvido pela Digital Illugions CE (DICE) e lançado pela Eletronic Arts, a série desenvolveu uma jogabilidade singular, com grande destaque para a ação multiplayer.

Battlefiled: Bad Company, é o sexto e mais recente jogo da franquia e apresenta muitas novidades aos fãs deste famoso jogo de tiro em primeira pessoa.

Em má companhia.

A história da campanha solo desenvolve-se alguns anos no futuro e envolve um grupo de quatro soldados desertores (Absent Without Official Leave Ausente Sem Licença Oficial) que identificam um carregamento de ouro atravessando a fronteira. Descontentes com seus salarios de soldado, o grupo resolve assaltar o carregamento, tomando todo o ouro para si. O tema é recorrente no cinema, tendo aparecido em alguns filmes, como no clássico Guerreiros Pilantras, estrelado por Clint Eastwood e Três Reis, com George Cloney.

Os membros deste esquadrão de renegados são Haggard, o alívio cômico do grupo, como pode ser visto no primeiro trailer do jogo. O sargento, de atitude muito mais séria, que se utiliza da guerra para obter ouro, vingança e qualquer outra coisa que valha uma boa luta. Sweetwater, um sujeito quieto que carrega sempre ao seu lado um rifle de assalto e Marlow, personagem principal, controlado por você.

Pondo a casa abaixo


Uma das novidades da série, exclusiva de Bad Company é a incorporação de ambientes destrutíveis. Segundo os desenvolvedores 90% do cenário poderá ser destruído, com poder de fogo suficiente. Com a introdução deste novo elemento à jogabilidade, o jogador poderá criar novas soluções estratégicas para lidar com as mais diversas situações de combate.

Um bom exemplo das aplicações tácticas dessa inovação se apresenta ao permitir que o jogador destrua uma parte de um edifício, criando assim uma posição privilegiada para um atirador de elite, ou abrindo caminho por entre as contruções para flanquear seu inimigo. Entretanto todo esse poder destrutivo pode virar-se contra as suas unidades, já que um tanque inimigo pode causar muito mais caos, derrubando vários obstáculos com extrema facilidade, forçando assim uma retirada estratégica.

Um soldado e um cavalheiro

Como visto em Battlefield 2142, o número total de classes de soldados foi reduzido. Desta forma você terá novas combinações de classes em um mesmo soldado, o que permitirá novas opções de “equipamento”, já que certas classes podem carregar armas e itens específicos.

Brinquedos de guerra

Até o presente momento não foram reveladas todas as armas que farão parte do arsenal disponível em Bad Company. Mas alguns clássicos da tecnologia militar recente devem estar presentes, bem como alguns equipamentos baseados em tecnologias futuras.

As armas confirmadas, através das imagens liberadas pelos desenvolvedores, são o rifle leve XM8, com lançador de granadas M320 40mm, o lançador de foguetes AT-4 e o rifle de assalto HK 416.

Firmando a mão

O mesmo modo de mira presente em Battlefield 2, retorna em Bad Company. O sistema de mira Ironsight garante maior estabilidade ao atirador, além de garantir algumas vantagens opticas. Quando você não utiliza do Ironsight, sua arma desviar a mira em qualquer direção, por conta do coice, como na vida real.

Usando a mira Ironsight para auxilia-lo, você perceberá uma melhora significativa na estabilidade, o que permitirá ao jogador focalizar o seu alvo, ao mesmo tempo que desfoca os objetos ao redor desse.

Sozinho ou acompanhado?

A franquia Battlefield tornou-se popular pela sua jogabilidade multiplayer, entretanto Bad Company, muda o foco e volta-se mais para o elemento singleplayer.

Esta mudança de foco não significa que o componente multiplayer estará ausente, ou mesmo que não esteja a altura dos outros títulos da série. Significa apenas que a DICE, desenvolvedora do jogo, resolveu dar um cuidado extra a este modo de jogo, antes pouco explorado.

O modo multiplayer
terá capacidade para até 24 jogadores, apesar de boatos darem conta de que o sistema suportará até 50 usuários. As imagens mais recentes indicam que os cenários serão similares aos apresentados em Battlefield 2. Entre locações estão cidades e áreas tropicais.

Essa luz...

Outra novidade em Battlefield: Bad Company é a engine desenvolvida pela DICE. Batizada de Frostbite, a engine promete prover gráficos e jogabilidade inéditos à série. Segundo os desenvolvedores da Frostbite e do jogo, foi necessário desenvolver uma nova engine para garantir que o jogo seria capaz de realizar tudo que foi imaginado pelos seus criadores.

Nenhum comentário: