sábado, 24 de maio de 2008

Madden 09 promete marcar um tochdown em todas as plataformas.

Durante a última EA Sports Showcase — evento realizado pela própria empresa, para divulgar seus projetos mais recentes — foi possível conferir a primeira demonstração pública do aguardado simulador de futebol americano, Madden 09.

Uma das franquias mais rentáveis de todo o elenco de títulos da Eletronic Arts, a série de simuladores que leva o nome de uma das mais célebres figuras do esporte estadunidense, John Earl Madden — ex-jogador, ex-treinador que a vários anos, trabalha como comentarista esportivo nas transmissões da NFL (liga nacional de futebol americano) — trás toda a emoção dos campos desde os idos de 1989.

Agora, no ano em que a franquia comemora o duas décadas,
a EA promete muitas novidades como parte das comemorações desta data singular. Antes de mais a empresa garantiu que a jogabilidade patenteada da série retorna, portanto as inovações vão apenas melhorar o sistema de simulação que tanto agrada aos fãs do gênero.

Para tanto o jogo conta com todas as licenças ofic
ias da NFL, que conta com os clubes e estádios da liga, bem como as licenças da NFLPA (National Football League Players Association — Associação dos Jogadores da Liga Nacional de Futebol Americano), o que significa dizer que os nomes e estatística de todos os jogadores da NFL estarão fielmente reproduzidos no jogo, bem como suas imagens.


Dentro e fora de campo

Pelo que foi demonstrado, um dos grandes méritos de Madden 09 é o de conseguir criar um ambiente completo, ou seja, diferentemente de outros jogos nos quais o foco fica apenas dentro das quatro linhas, o pessoal responsável pelo jogo conseguiu trazer todo o calor da partida para fora do campo.
Você poderá conferir a presença de vários componentes da comissão técnica, jogadores, cheerleaders, jornalistas, câmeras, torcedores, tudo vibra com a emoção do jogo. E não para por ai, em alguns jogos no inverno você poderá ver a neve se acumulando nas laterais do campo. Sem contar a grama, que desta vez está ainda melhor e menos “borrada” do que na edição anterior.

Para aumentar ainda mais o realismo os produtores convocaram os comentaristas Cris Collinsworth e Tom Hammond — dois veteranos das transmissões da NFL — para sentar na cabine de televisão e narrar as partidas lance a lance.


Algumas mudanças na interface do jogo também acrescentam um grau a mais de imersão e vão facilitar muito a vida dos jogadores mais experientes — que poderão criar e visualizar melhor as suas jogadas.

Sabedoria do campo

A grande novidade desta edição é a introdução de um novo elemento, o "Madden IQ", este conceito vai ajudar os usuários inexperientes e apresentar um novo desafio aos jogadores fiéis a franquia.

Ao jogar o título pela primeira vez você passará por uma série de treinos em um ambiente virtual. Estes testes específicos, vão se passar na forma de quatro mini jogos que vão medir a sua habilidade em quatro fundamentos diferentes: running(corrida), passing (passe), rush defense (defesa contra corridas) e pass defense (defesa contra passes).

Conforme o seu desempenha em cada um destes fundamentos você receberá uma nota, estas serão o seu “Madden IQ”. Se você for péssimo nas corridas com bola, o computador irá enquilibrar a defesa de seus adversários para compensar esta sua deficiência.

Se os seus passes acertam mais o chão do que as mãos de seus companheiros, a máquina irá se ajustar para que os seus adversários não pequem todas as bolas “derrubadas”. O sistema pretende por um fim ao clássico menu de dificuldade que fazia os jogadores escolherem entre Rookie, Pro, All-Pro e Madden, já que o “Madden IQ” vai automaticamente ajustar a dificuldade de acordo com o nível de cada jogador.

Onde foi que eu errei?

O jogo também trás o novo Backtrack, que reve a ultima jogada evidenciando os erros cometidos pelo jogador, esteja ele jogando na defesa ou no ataque. Se você deixou aquele wide-receiver sem qualquer marcação, o jogo não vai perder a oportunidade de mostrar o que foi que você fez de errado.

Se você for uma daquelas pessoas perfeccionistas o modo Backtrack também vai permitir que você refaça a jogada. Por mais estranho que pareça isso dará a oportunidade aos jogadores inexperientes de aprenderem com seus erros, vendo exatamente o que fizeram de errado e tentando acertar em seguida. Mas não se preocupe, a opção de refazer a jogada por ser desligada, portanto quem preferir viver com seus erros poderá jogar sem qualquer problema.

Madden 09 garante mais um ano de sucesso da série e confere ainda mais fama ao esporte que já começa a ganhar adeptos por aqui, basca conferir o número de adeptos da AFAB (Associação de Futebol Americano do Brasil).

Nenhum comentário: