terça-feira, 27 de maio de 2008

Prince of Persia se agarra no PlayStation 3 e no Xbox 360.

Depois do sucesso de Assassin’s Creed, muitos players, contentes com a experiência provida pelo game, provavelmente sentiram falta da lendária franquia Prince of Persia, e questionavam o quão interessante seria a aterrissagem de um novo título da série na nova geração de consoles.

A Ubisoft Montreal, ciente da aclamação de Assassin’s Creed, resolveu adaptar a franquia para o novo patamar de videogames, e anuncia a seqüência intitulada provisoriamente apenas de Prince of Persia.
Utilizando a engine aprimorada de Assassin’s Creed e dando início a uma trama completamente diferente, contando agora com um novo Príncipe, o game despede-se de Sands of Time e Farah, substituídos por uma história aparentemente mais interessante e com uma jogabilidade inovadora.

Porém, a fórmula ainda mantém-se na base estrutural. Mesmo que o Príncipe agora não conte com o poder de manipular o tempo, suas habilidades acrobáticas se encontram muito mais desenvolvidas, com um sistema de combate inédito e um mundo aberto livre das restrições lineares impostas em seus predecessores.

Mas não pense que o jogo será uma cópia da trama de Altair. Mesmo se passando em um mundo aberto e utilizando a mesma (aprimorada) engine, a transição se mostra original e ideal para a famosa franquia.

O combate contra os deuses

Desta vez, o herói não nasce no trono. O Príncipe, que ainda não possui um nome oficial, inicia-se como um nômade, um aventureiro vagando pelo deserto em busca de novas experiências. Enquanto procura por seu animal de transporte, o Príncipe acaba perdido em uma tempestade de areia. Logo que a poeira baixa, ele encontra-se em um Oasis, o Jardim de Éden, cercado por paredes imensas e com uma importante peça de centro: A Árvore da Vida.
Milênios antes do acontecimento, dois deuses irmãos foram à guerra. Um deles era o maldoso Ahriman, um ser obscuro que espalhou “A Corrupção” por toda a terra. Seu irmão Ormazd foi quem teve o duro trabalho de detê-lo, prendendo Ahriman e sua Corrupção dentro da Árvore da Vida. Lá ambos ficaram confinados por 200 gerações, vigiados por guardas e guerreiros. Porém, a vigia foi lentamente desaparecendo, e momentos após a chegada do Príncipe, a destruição da árvore pôde ser testemunhada, ocasionando a libertação de Ahriman.
O maléfico Deus, felizmente, ainda é contido pelas paredes do Oasis, porém, a Corrupção encontra fendas nas paredes, e lentamente é espalhada ao redor do mundo. O terrível acontecimento pode libertar Ahriman do recinto, e o mundo agora depende do Príncipe e de sua misteriosa companheira Elika. Ambos terão de encarar diversos desafios com o intuito de forçar a Corrupção de volta para o jardim em que pertence.
A Corrupção

O elemento liberado por Ahriman representa todo mal e o perigo contidos neste mundo, assumindo a forma de seus inimigos e moldando armadilhas traiçoeiras que causarão muita dor de cabeça ao Príncipe. Esqueça o clássico chão com espinhos e as lâminas afiadas espalhadas pelos corredores. No novo título a promessa é que a negra e pegajosa Corrupção esteja espalhada ao decorrer da trama, alterando-se dinamicamente no jogo, infectando, agarrando ou até explodindo paredes para liquidar o jogador.
O Oasis será sua nova casa. Nele você poderá ir a várias localizações em Prince of Persia, escolhendo quais áreas deseja salvar da terrível força primeiro. Essa escolha resulta em uma grande diferença na trama do game. No início a Corrupção está apenas se espalhando, fazendo com que as primeiras áreas visitadas ofereçam um desafio menor. Na medida em que o jogador “cura” as localizações, os buracos nas muralhas se tornarão maiores e a Corrupção se promove com mais facilidade para as regiões restantes.Fora isso, pontos de vista panorâmica estão também espalhados pelo mundo. Essas áreas de grande altitude fornecem uma ampla visão da região. Através deste lugar, você poderá facilmente observar as áreas que estão curadas e as que ainda precisam de um belo trato. Os pontos são situados em montanhas e o jogador tem a possibilidade de avistar vilarejos e vales.


Um novo Príncipe com novas habilidades

As habilidades do Príncipe se encontram ainda melhores. Você poderá correr por paredes, balançar-se em postes e realizar inúmeros movimentos aéreos, além de alguns truques guardados na manga do protagonista.

Além dos truques, o Príncipe veste em sua mãe esquerda uma luva com garras. Fora a utilidade para combate, o periférico também serve para algumas ações acrobáticas, como a possibilidade de cravar as garras em paredes, evitando quedas e realizando aterrissagens mais amenas. A essencial garra também será sua única salvação para pulos mal calculados, já que agora a manipulação do tempo não está presente.

Entretanto, o game não será só pura acrobacia. Um novo sistema de combate, agora focado em batalhas mano a mano, também dará ênfase ao novo título da série Prince of Persia. O Príncipe empunha em sua mão direita uma longa e afiada espada, e na esquerda, a já comentada garra. A lâmina não poderá ser aperfeiçoada e as lutas serão agora focadas na qualidade e não na quantidade dos inimigos. Estes agora se encontram muito mais inteligentes e às vezes até com habilidades superiores ao herói.
Combos e um belo visual artístico!

Para incrementar ainda mais a ação, também teremos um novo e robusto sistema de combos em Prince of Persia. Este promete ser composto por combinações de até 15 acertos, permitindo que você libere sua criatividade e arrebente seus inimigos de várias maneiras diferentes. O sistema de luta conta também com câmeras cinematográficas e dispensa o uso da função lock-on, relembrando o clássico estilo de combate presente na versão original de Prince of Persia, para PC.


Informações sobre a nova protagonista Elika ainda são escassas, mas a Ubisoft já citou que ela terá participação integral na história.

O visual do game também é uma novidade. Os gráficas apresentam uma imagem similar ao conceito cel-shading, porém, a desenvolvedora afirma que os gráficos presentes em Prince of Persia são tridimensionais e ricos em detalhes, como uma pintura em movimento.
A essência se encontra intacta, e mesmo que alguns fãs da série tenham problemas com o novo estilo visual ou com o sistema de combate, a Ubisoft promete que assim que o Príncipe entrar em ação, todos serão reconquistados novamente. O jogo ainda não tem previsão para lançamento, basta esperar se a famosa franquia também irá fazer bonito na nova geração

Nenhum comentário: